Webmail

Para o cadastro de e-mail da UFOP é necessário seguir os passos:

1º Passo:
Certificar-se de seu vínculo com a Instituição:

  • Técnico Administrativo;
  • Docente;
  • Técnico Contratado;
  • Professor Substituto;
  • Aluno bolsista regularmente matriculado;
  • Aluno de pós-graduação, mestrado ou doutorado, regularmente matriculado;
  • Pessoas vinculadas a projetos da UFOP.


2º Passo:

Estar ciente das normas de utilização de e-mail  (envio,  recebimento e gerenciamento das contas de e-mail), conforme abaixo:

1º – É proibido o assédio ou perturbação de outrem, seja através de linguagem utilizada, freqüência ou tamanho das mensagens;

2º – É proibido o envio de e-mail a qualquer pessoa que não o deseje receber. Se o destinatário solicitar a interrupção de envio e-mail, o usuário deve acatar tal solicitação e não lhe enviar qualquer e-mail;

3º – É proibido o envio de grande quantidade de mensagens de e-mail (“junk mail” ou “spam”) que, de acordo com a capacidade técnica da rede, seja prejudicial ou gere reclamações de outros usuários. Isso inclui qualquer tipo de publicidade, comercial e propagandas políticas, exceto as publicidades da instituição;

4º – É proibido reenviar ou de qualquer forma propagar mensagens em cadeia ou “pirâmides”, independentemente da vontade do destinatário de receber tais mensagens;

5 º – É proibido o envio de e-mail mal-intencionado, tais como “mail bombing” ou sobrecarregar um usuário, site ou servidor com e-mail muito extenso ou numerosas partes de e-mail;

6º – Caso a Administração da UFOP julgue necessário, esta solicitará ao NTI o bloqueio:

I – De e-mail com arquivos anexos que comprometam a integridade da rede ou  perturbe o bom andamento dos trabalhos;

II – De e-mail para destinatários ou domínios que comprometam a integridade da rede ou o bom andamento dos trabalhos;

7º – É proibido forjar qualquer das informações do cabeçalho do remetente;

8º – É obrigatória a manutenção da caixa de e-mail, evitando acúmulo de e-mail e arquivos inúteis;

9º – A cota máxima de e-mails armazenados não deve ultrapassar a cota definida pelo NTI;

10º – Recomenda-se a utilização de assinatura do e-mail com o seguinte formato:

  • Nome do Funcionário
  • Função
  • Telefone Comercial
  • Celular
  • UFOP
  • http://www.ufop.br.

3º Passo:
Baixar e preencher o Termo de Compromisso abaixo, que poderá ser encaminhado via malote ou entregue pessoalmente no NTI – área de Infraestrutura Computacional.

  Clique aqui para baixar o TERMO DE COMPROMISSO

Obs.: O NTI não aceitará Termo de Compromisso contendo campos obrigatórios ou assinaturas não preenchidos.

Procedimentos

 

  1.  Procedimento para configuração de cliente de e-mail (Outlook Express)
  2.  Procedimento para configuração de cliente de e-mail (Microsoft Office Outlook)
  3.  Procedimento para configuração de cliente de e-mail (Eudora)
  4.  Procedimento para ativar mensagem de férias
  5.  Procedimento para habilitar conexão segura no acesso ao webmail Windows XP
  6.  Procedimento para habilitar conexão segura no acesso ao webmail Windows Vista e Seven
  7.  Certificado cedro.ufop.br
  8. Certificado smtp.ufop.br
  9.  Quatro medidas para reduzir o volume de mensagens indesejadas (SPAM)

 

Manuais do Webmail

Aqui estão os manuais do novo Webmail da UFOP. Clique no link do módulo desejado para baixar e visualizar o vídeo manual.

agendaMódulo Agenda

meu emailMódulo Meu E-mail

contatoMódulo Contatos

meus documentosMódulo Meus Documentos

anti spamMódulo AntiSpam

 O novo Webmail 

 

webmail
O novo webmail da UFOP foi desenvolvido usando a tecnologia de software livre chamada eGroupWare, que é um sistema que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns e que provê interface para um ambiente compartilhado.

Foram configurados os seguintes módulos:

agendaAgenda: administração das atividades compartilhadas e atividades pessoais entre os usuários do Webmail.

meu emailMeu E-mail: local onde os e-mail são acessados.

contatoContatos: compartilhamento do catálogo de endereço.

meus documentosMeus Documentos: compartilhamento de pastas e arquivos entre os usuários do Webmail.

anti spamAnti-spam: a tecnologia TMDA (tagged message delivery agent) é a solução para você ficar livre do spam. Ao contrário de outros filtros, que procuram por palavras – chaves como “viagra”, “sweepstakes”, and “lesbians”; TMDA tem o funcionamento simples, mas altamente confiável. Nesta tecnologia o remetente deve confirmar o convite para poder enviar um e-mail para você, e esse convite é enviado pelo serviço TMDA que esta no Servidor de E-mail.